quinta-feira, 11 de março de 2010

A significação das 'palavras'

Bem, minha professora nos passou uma tarefa bem complexa: escrever um texto sobre o poder das "palavras". Digo complexa, porque escrever sobre o que as palavras podem significar é um conceito amplo, pois o mundo é cheio de significações. Desde que nascemos já somos rodeados de expressões que nos remotam a muitos sentimentos. Nossas primeiras palavras são 'mamãe' e 'papai', algo que nos primórdios de nossos anos já transmitem um valor relacionado com segurança, afeto, amor; outro termo de extrema importância que nos acompanha até até a vida adulta.

Em nosso crescimento pessoal deparamos com milhões de sentimentos. Um que considero muito é a palavra AMIGO. Esta é de um imensidão! Quando bem conservada permanece eternamente. Eternidade, algo que já não acredito mais, depois que perdi um grande amor. Ás vezes falamos coisas que não somos capazes de cumprir, ao dizer à alguém que o amaremos por toda a vida.

Perdi minha credibilidade em muitos conceitos, quando penso em humanidade, me faltam palavras diante da disparidade que existe na atualidade. Tanta miséria, pobreza, desonestidade, crueldade, mortes... Ai, essas sim, são palavras de forte sentidos que não deveriam exisitir.

O mundo deveria ser apenas sol, primavera, alegria, sorrisos, amizades. Amizades sinceras... Amores verdadeiros... Deveria ser música, cirso, sorvete, festa... O universo deveria ser iluminado por estrelas com um cheirinho de chuva por vir. Banho de chuva, fotografias e abraços.

Gostaria de ouvir apenas palavras doces. Apenas a verdade vinda do outro. Queria ter um grande amor, sem eterno, sem fim, sem medo, apenas existir e amar, amar muito . Gostaria que tudo fosse boas amizades, saudades e coisas positivas que aconteceram.

O poder da palavra, está na sinceridade que você a diz. É possível tanto engrandecer uma pessoa como derrubá-la de vez. O que é dito, não se volta atrás. As palavras são como pedras, se jogadas com força, machucam. Dizer a alguém seus defeitos nem sempre pode ajudar, as pessoas podem descobrir sozinhas onde estão errando. Porém ao dizer ao outro o seu valor, o quanto ela é importante para você, pode fazer o dia dela mais feliz. Falar de seu amor, pode não ter muito significado para si mesmo, entretanto ao que ouve pode engrandecê-la.

A palavra é algo sublime. Um paradoxo da Língua Portuguesa. Entre milhões de palavras a que me faz terminar esse texto é: VIVER.


Escrito em: 28/03/2007 - Por Graciele Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário